Escola Mágica | Como as Artes Marciais podem ajudar na Disciplina e Socialização das crianças
X

Sabias que ...

Um cubo tem 6 lados, 8 vértices e 8 arestas.

Array
(
    [__ci_last_regenerate] => 1563600461
)
Escola Mágica | Blog

Como as Artes Marciais podem ajudar na Disciplina e Socialização das crianças

Tempos livres  

 

Quais são os benefícios das artes marciais para crianças?

A saúde é um dos pilares fundamentais das artes marciais pois, quando se exercita alguma modalidade, os músculos alongam-se, trabalha-se o sistema cardiovascular e adquire-se uma maior flexibilidade. De acordo com um estudo realizado durante o ano letivo 2016/17 pela APCOI (Associação Portuguesa contra a obesidade infantil), em Portugal, 28,5% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas.

Por outro lado, as crianças aprendem a entender o conceito de autodisciplina e a concentrarem-se numa tarefa até a terminarem. Estes são alguns motivos mais apontados para tomar a decisão de levar os mais novos a experimentar uma aula de Jiu Jitsu, Judo ou Karaté.

O Jiu-jítsu é uma arte marcial completa, com a qual, inicialmente, os monges budistas e posteriormente, os samurais japoneses defenderam-se em combates corpo-a-corpo. Significa “Arte Suave”, devido a seu princípio de ceder para vencer, usar o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo e, ainda, de criar para cada técnica, uma força de alavanca que lhe permita mover um oponente muito mais forte e pesado. 

No entanto, o dia-a-dia do treino vai muito além da arte marcial e da autoconfiança em se defender. O ambiente de companheirismo, permeado pela disciplina e pelo respeito.

Na Aliance Porto há aulas dos 3 aos 15 anos, estimulando a defesa pessoal e nunca incentivando brigas. O foco não é torná-los atletas profissionais, mas antes aprimorar a coordenação motora e o equilíbrio. A prevenção do bullying também faz parte do dia-a-dia da Escola. Tudo isso sempre com muitas brincadeiras e em um ambiente saudável, no qual as crianças aprendem a brincar!

 

O Karaté pode ser praticado a partir dos 6 anos. A sua prática facilita a concentração. Melhora também o equilíbrio nervoso. Desenvolve ainda a flexibilidade e a coordenação e contribui para uma postura corporal adequada. O desenvolvimento da autoconfiança e do sentimento de segurança são outros benefícios importantes. Por outro lado, o karaté promove a disciplina e a compreensão bem como o respeito para com os outros.

O Estádio Universitário de Lisboa, com instalações desportivas localizadas no Campus da Cidade Universitária e no Campus da Ajuda, privilegia o ensino e aperfeiçoamento da técnica e da transmissão de princípios e valores tão característicos desta modalidade-

 

Se estas duas modalidades desportivas podem constituir boas opções, outras existem que se podem mostrar mais adequadas para corresponderem às necessidades de uma determinada criança ou aos seus gostos pessoais. Há, no entanto, que ter conta, peso e medida na hora de selecionar as atividades extraescolares. 

Ler Mais
Partilhar no facebook